Sopro de Vida



O Inicio


Projeto Sopro de Vida
Profª Augusta Schimidt

O objetivo maior do projeto Sopro de Vida é:
Aprender a Ser
Aprender a conviver
Aprender a aprender
Aprender a fazer

Quando a criança aprende a ser, ela vai em busca da auto estima e começa a fazer uso da imaginação criadora.
Quando aprende a conviver, aprende o valor do respeito, dos valores, aprende a administrar conflitos e a dar valor ao próximo. Descobre que sua liberdade termina onde começa a do outro e vice versa.
Quando a criança aprende a aprender ela desperta para o prazer de conhecer, descobrir, construir, de ter curiosidade.
O aprender a aprender é uma condição para ser desenvolvida ao longo de toda a vida.
E quando aprende a fazer, desenvolve competências e habilidades que levem à aplicação das tecnologias na vida moderna, desenvolvem novas lógicas e aprimoram a criatividade.

A criatividade e a consciência precisam ser consideradas como algo a ser desenvolvido pela escola que embora divida a tarefa de educar com a família, a comunidade e os meios de comunicação, é ainda o foco principal de transmissão de conhecimentos e tanto o aluno quanto o educador são os principais agentes neste processo.

“Antes de ensinar a criança a ler as palavras, é preciso ensiná-la a ler o mundo”
(Paulo Freire)

Justificativa do Projeto:

Penso que a escola deixou de ser a detentora e transmissora do conhecimento produzido e passou a ensinar o “aprender a aprender”, possibilitando ao aluno um papel dinâmico na busca do seu conhecimento.
O processo de aprendizagem é socializar e assim sendo deve ser visto como um fruto de um trabalho coletivo, pois como na vida prática, na escola também é preciso saber trabalhar em equipe.
Quanto mais prazeroso for o ensinar e o aprender, mais rápida e eficiente será a aprendizagem. É da maior importância fazer com que as crianças sintam segurança na própria capacidade de construir conhecimentos desenvolvendo a auto estima e a perseverança na busca de soluções.

Objetivos do projeto:

 Proporcionar conhecimentos e habilidades relacionadas à função social da leitura e escrita, a linguagem oral, desenvolver a capacidade de imaginação.
 Valorizar a participação do aluno e criar condições para que ele construa um conhecimento critico sobre o mundo.
 Enfatizar o dialogo e as atividades cooperativas que estimulem a criação e o uso de múltiplas formas de expressão.



Iniciando as atividades do projeto:

















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