Educando no Morro


Projeto Educando no Morro
Período : 12 meses

“Antes de ensinar a criança a ler as palavras é preciso ensiná-la a ler o mundo”
(Paulo Freire)

Introdução:

Reeducar é possível...
Amar, também é.
A reeducação só será possível, através do amor. As crianças, antes de qualquer coisa, precisam se sentir amadas. Precisam saber que são importantes para alguém, precisam recobrar a auto-estima.
Com amor tudo se consegue.
Cidadania, tão desejada, mas possível apenas para poucos.
O que é ser cidadão? Ser cidadão é usar seus direitos e deveres na medida correta, respeitar e ser respeitado, participar da comunidade.Compartilhar com o próximo, ser solidário, ter idéias e opiniões próprias e poder divulgá-las a todos, pois divulgando idéias e opiniões, fazemos com que as pessoas parem para pensar, refletir e escolher o melhor para a sociedade.Ser cidadão também é cumprir as leis que a sociedade determina, pois cumprindo as leis estamos colaborando para um país honesto e melhor, pois nesse nosso Brasil a fome, o desemprego a violência está tomando conta e destruindo todos os nossos sonhos, todos os nossos direitos. Vivemos hoje, em acelerado desenvolvimento, onde a tecnologia está presente direta e indiretamente no nosso dia a dia.
Cidadania é liberdade em companhia; A liberdade social, não é apenas ausência de constrangimentos, mas sim a possibilidade de empreendermos uma ação. E para isso, devemos ser capazes de criar opções que nos levem à satisfação, mas sempre tendo a consciência da importância dos desejos das pessoas que estão a nossa volta.
É importante que a criança saiba que um dos maiores desafios da vida é descobrir como viver com responsabilidade e respeito aos outros, ou seja, viver com Cidadania.
A comunidade, a escola, a família, tem um papel muito importante no exercício da cidadania e se a criança desconhece seus direitos, deixa de exercer coisas importantes em sua vida. Geralmente estas crianças convivem com pessoas de todas as raças, classe social, idades e profissões e saber viver bem com todos é exercer a cidadania em companhia.


Objetivos:

 Desenvolver nas crianças o sentimento de confiança em sua capacidade afetiva, física, ética, estética, de inter-relação pessoal e inserção social para agir com perseverança em busca de conhecimentos e faze-la refletir criticamente sobre as normas morais buscando legitimidade na realização de seu bem comum.
 Salientar suas reais possibilidades, através de um ambiente comunitário estimulante e desafiador que aguce sua curiosidade para conhecer o mundo em que vive.
 Fazer com que a criança compreenda sua vida como participação no espaço em que vive utilizando os conhecimentos adquiridos para a construção de uma sociedade democrática.
 Ajudar a criança a construir uma imagem positiva de si, de respeito próprio e reconhecimento de sua capacidade de escolher e de realizar seu projeto de vida.
 Fazer com que a criança adote atitudes de respeito pelas diferenças entre pessoas, repudiando as injustiças e discriminação.
 Fazer com que a criança aprenda a valorizar e empregar diálogo como forma de esclarecer conflitos e também a tomar decisões coletivas.


Objetivo Específico:

 Desenvolver a cooperação entre os alunos.
 Despertar habilidades artísticas, através de filmes e musicas.
 Despertar o gosto pela leitura
 Despertar no aluno o gosto pelo ouvir e falar socializando-o
 Despertar e aumentar o interesse e a participação dos alunos na escola
 Envolver toda a comunidade escola-familia-educando.



Estratégia:

Todos estes objetivos são alcançados através de oficinas de:
 Produção de textos (narrativos e dissertativos)
 Teatro (dramatização)
 Musica (desenvolvendo as habilidades da própria criança através de danças, instrumentos, ginástica rítmica).
 artesanato
 pintura
 leitura
 desenho
 Educação física
 Educação sexual


Avaliação:

Será feita no decorrer do ano através de observação do interesse e participação dos alunos nas diversas atividades propostas. Observação da mudança de atitudes, auto-estima e aprendizagem.


Encerramento:

 Apresentação das atividades desenvolvidas no decorrer do ano letivo através de musicas, poesias, teatro.
 Exposição de trabalhos desenvolvidos pelos alunos
 Feira cultural






Reflexão:

Alfabetizar é acender uma luz que jamais será apagada.
É iluminar um futuro próximo e também distante. É deixar uma marca útil que se eternizará.
Alfabetizar é mais uma forma de amar.



(Augusta Schimidt)

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